Tutorial: Configurando um modem D-Link DSL-500G e tendo um provedor GRÁTIS

sexta-feira, 26 de agosto de 2011




Bom galera, há pouco tempo meu pai resolveu que não quer mais pagar pelo provedor TERRA que nós usávamos. Eu falei que tá tudo ok porque afinal um provedor pago serve basicamente para suporte e contra spyware. Eu sabia que existia um método de provedor gratuito e que não era divulgado pelas empresas que fornecem a internet (é menos dinheiro pro bolso delas)
Eu uso a OI VELOX e ligando para lá eu consegui me cadastrar num provedor gratuito.

Liguei para o Terra e cancelei o serviço.
Após isso eu liguei para a OI e falei que queria me cadastrar no provedor gratuito. Me deram umas 5 opções de provedores gratuitos e disseram que todos tinham a mesma qualidade.
Eu escolhi um e o meu login repassado foi: DDD+telefone@provedor.com.br
E também me deram uma senha de 5 dígitos.

Pronto. A partir daí eu não pagava mais por um provedor.

Mas e agora, o que fazer? Aí a coisa começou a complicar.
Eu não achei um tutorial que me mostrasse como configurar o modelo do meu modem.
Fui fuçando aqui, ali e achei uns tutoriais parecidos.

Aqui neste tutorial vou mostrar para aqueles que querem ativar o provedor gratuito como configurar o modem D-Link DSL-500G (e para alguns outros modelos)

Chega de papo e mãos à obra!

Primeiramente voce vai ter que estar com seu login e senha do provedor gratuito em mãos.
Tendo isso na ponta da caneta, agora terá que descobrir o seu Gateway padrao.
mas como eu faço isso?
é facil.
vai ali no menu 'iniciar', depois em 'Executar' e digita: CMD
aperta enter e vai abrir uma tela preta.. Este é o 'Prompt de Comando'.
Nesta tela preta voce digita: ipconfig
tudo junto! Aí aperta Enter e procura entre esses textos, onde ta escrito GATEWAY PADRAO. Geralmente aparece 10.1.1.1
Anote o numero de Gateway padrão e pode fechar o Prompt de Comando.

Agora nesta etapa você abre o Internet Explorer (isso mesmo, sem choro, é melhor abrir ele pra nao ter erro. Esquece o firefox, chrome, opera, etc).
Na barra de endereço do internet explorer você digita o numero de gateway padrão e tecla enter. (o meu numero é 10.1.1.1 (com os pontos!))

Vai abrir uma página para colocar login e senha.
O login é: Admin
A senha é: Admin

Agora vai abrir a página do modem.
Nesta página, ali do lado esquerdo você clica em 'HOME' e depois em 'QUICK CONFIGURATION'



Agora vai abrir uma tabela. Nesta tabela, aconselho que anote tudo pois devido à sua região e etc, a configuração pode estar diferente da minha. Eu nao quero entrar em detalhes até porque nao entendo muito disso. Então pra ficar tudo como antes e sua internet funcionar direitinho, é melhor anotar todos os campos.

Minha tabela tá assim:




Depois que você tiver anotado todos os campos (só não precisa anotar o campo Username e Password porque o que está aí são os antigos -quando você pagava por um provedor-) você pode apagar essa tabela. Clique em DELETE e depois lá em cima você clica em 'BACK'
Eis que uma nova tabela surgiu. Nessa daí você coloca tudo igual a de antes conforme você anotou. No campo USERNAME você coloca o seu login que foi repassado pra voce quando se cadastrou no provedor gratuito (provavelmente DDD+Telefone@provedor.com.br) e no campo PASSWORD você coloca a sua senha.  Feito isso clique em 'SUBMIT'
Podemos dizer que sua internet está ativada a partir de agora ou daqui uns 10 segundos. Mas o trabalho ainda não terminou. Está 99% feito.
Agora só falta salvar essa configuração.
Para isso, Vá novamente lá no canto esquerdo e clique em 'ADMIN' e depois em 'COMMIT & REBOOT'






Vai abrir uma tabela como essa:




Deixe como está e apenas clica em COMMIT.
Pronto, seu modem já está configurado e você pode usufruir de um provedor sem meter a mão no bolso. Dá pra economizar bastante dinheiro ;D

Espero que consigam seguir passo a passo sem grandes problemas.
Deixe um comentário aí embaixo!

Tutorial feito por @Eric_Soouza

3 comentários:

falando sobre tudo disse...

Foi nesse site aí que eu comprei o pacote de canais www.tvhd.com.br

Things of the Heart disse...

mas voce comprou porque quiz ou porque eles colocaram junto no pacote de usuario?

Things of the Heart disse...

este tutorial foi escrito em 26 de agosto de 2011, hoje voce tem o que a falar sobre esta mudanca que voce fez, qualis foram os problemas frequentes , voce esta feliz com a escolha? obrigado!

Postar um comentário

 
Blog Arena.. Pra Que? | Editado e Personalizado por Eric Souza ©2010